JUSCIMEIRA - CAPITAL MATO-GROSSENSE DAS ÁGUAS QUENTES

This blog is dedicated to all the bloggers on the net who seekknowledge about the many wonders that have this blue planet.

- Welcome to the capital of Mato Grosso from the warm waters!
- Welcome to the city of waters of the St. Lawrence River!
- Welcome to the Portal of the Pantanal in Mato Grosso!


Este blog é dedicado à todos os que buscam na net conhecimentos a respeito das muitas maravilhas que tem neste planeta azul.
- Bem vindo à capital mato-grossense das águas quentes!
- Bem vindo à cidade das águas do Rio São Lourenço!
- Bem vindo ao Portal do Pantanal no MT.

sábado, 8 de janeiro de 2011

HISTORIA DO MUNICÍPIO

 Pioneiro João Matheus Barbosa 
– Foto cedida  gentilmente pela
 Família Barbosa

SUA ORIGEM E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO
Conhecido inicialmente com a denominação de Garimpos, devido a extração de diamantes às margens do Rio Areia, a Vila de Juscelândia foi fundada em julho de 1.954, por João Matheus Barbosa, oriundo de Diamantina, Estado de Minas Gerais, e seu nome foi escolhido em homenagem ao grande político brasileiro, Juscelino Kubitschek, seu conterrâneo. A Lei nº 2.135, de 21 de janeiro de 1964, do município de Poxoréo, alterou a denominação do distrito de Garimpos para Juscelândia.
Com sua família João Matheus Barbosa chegou às margens da barra do Rio Areia, onde se instalou com a esposa Salvina Luís dos Santos e Maria Barbosa Moreira, Agostinha Barbosa de Oliveira, Sebastiana Martins Barbosa, Olímpia Barbosa Crizauto – filhas já casadas. E mais os filhos Joaquim, Noêmia, João, Abigail e Daniel Matheus Barbosa.
Vieram em companhia do casal Ana e Salvador Ribeiro de Paiva, juntamente com quatro filhos menores. O patriarca João Matheus deu um pequeno lote de terras a cada um dos filhos e genros, que iniciaram a plantação de arroz, milho, feijão, mandioca, banana e hortaliças.  De espírito empreendedor e  reformador agrário de natureza,  Barbosa separava um lote para quem viesse chegando e quisesse se instalar na Vila, cuja fertilidade do solo, aliada a boa produção agrícola, atraia outras famílias.
A 20 de maio de 1957, á distância de um quilômetro da divisa das terras de João Matheus Barbosa, estabeleceu-se José Cândido de Lima, juntamente com a esposa Maria Fidélis de Lima e os filhos Jair, Neuza, Neide, Nauriá, Zenaide e Jonas. Seus irmãos; Francisco Oliveira de Lima e Marcionílio José de Lima, ambos com esposas e filhos.
José Cândido de Lima e sua família deram o nome de Limeira - uma auto homenagem da família ao pioneiro José Candido de Lima; ao pequeno ajuntamento de casas que se formou ao seu redor na parte alta da cidade dando inicio assim ao desenvolvimento de um núcleo populacional, que começou de forma expressiva, dado o grande número de migrantes paulistas que vieram atrás de Lima.
A exemplo de João Matheus Barbosa, José Cândido de Lima; derrubou uma parte das matas, dividiu em lotes, entregando-os a cada família que veio com ele e semelhantemente as que iam chegando.
A medida que os dois povoados cresciam, crescia também a contenta pelo nome do lugar, pois os dois formavam, na verdade, um único núcleo urbano. João Matheus Barbosa puxava para Juscelândia e José Cândido de Lima para Limeira. Por fim, as duas famílias chegaram a conclusão de fundir os dois nomes, ficando Juscimeira - JUSCI = Juscelândia e MEIRA = Limeira.

Em 1968, o vereador Jurandir Pereira da Silva encaminhou a Câmara Municipal de Jaciara, a quem o povoado estava jurisdicionado na época, a proposta do novo nome do lugar.
Assim foi criada a Lei nº 2.919, de 06 de janeiro de 1969, que iria criar o distrito de Juscimeira, mas o Ato Complementar Federal nº 46, de 07 de fevereiro de 1969 impediu a execução da lei.

Em 1969, Ramon Araújo Itacaramby, prefeito do Município de Jaciara, construiu uma escola municipal  no meio dos dois aglomerados.  Em 1970, os padres João e Mário Hering edificaram a igreja de São Bom Jesus de Juscimeira, também na divisa das duas vilas, contribuindo definitivamente para a junção dos dois nomes e o fortalecimento do Distrito de Juscimeira, oficializado pela Lei nº 3.761, de 29 de junho de 1976.

Apesar dos esforços; dos padres João e Mário Hering, das famílias Barbosa e Lima, do próprio Ramon Itacaramby e de todos os moradores locais em ter sua autonomia política-administrativa, Jaciara não consentia em perder o distrito de Juscimeira alegando a demasiada proximidade entre as duas sedes municipais.

Finalmente, no dia 10 de dezembro de 1.979, o governador de Mato Grosso, Dr Frederico Campos, sancionou a Lei Estadual 4.148, de autoria do deputado estadual Alves Ferraz criando o município de Juscimeira. Para alegria de sua população, a lei foi assinada na praça pública em frente a Igreja Matriz.

No ato de sua criação, ao município de Juscimeira foram anexados os seguintes distritos: São Lourenço de Fátima, Irenópolis e Santa Elvira, com uma área total de 2.796 quilômetros quadrados.

A instalação do município, aconteceu no dia 07 de fevereiro de 1.981, tendo o governador Dr Frederico Campos, nomeado administrador municipal, o sr Ramon Itacaramby. Em 15 de março de 1.982, tomou posse o primeiro prefeito eleito do município, Daniel Matheus Barbosa.

Manoel de Jesus/ASCOM

SÍMBOLOS OFICIAIS

BANDEIRA

BRASÃO:

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

TURISTAS DESCOBREM JUSCIMEIRA

Cachoeiras, Hotel Fazenda, Balneários: Juscimeira tem muito mais para você.
Waterfalls, Farm Hotel, Resorts: Juscimeira has more for you..

Atualmente os hotéis e pousadas em Juscimeira, representam o maior número de apartamentos e leitos oferecidos pela rede hoteleira no Vale do São Lourenço. Ao todo, os principais hotéis e pousadas, oferecem mais de 200 leitos com acomodações em ambientes classificados entre três e cinco estrelas com acomodação e tratamento vip.


Juscimeira gradativamente vai se projetando no cenário brasileiro e já se tornou conhecida nacionalmente por ser a segunda maior estância hidrotermal do Centro – Oeste, - a primeira é Caldas Novas, em Goiás. Com águas naturalmente aquecidas, que podem chegar até a 58ºC, e que ainda por cima tem efeitos medicinais contra problemas como o stress e o reumatismo, os mananciais de Juscimeira curam, rejuvenescem e divertem ao mesmo tempo.

É cada vez maior o número de turistas de Mato Grosso e outros estados vizinhos que vêem se deliciar nas piscinas de águas quentes se hospedando em um dos hotéis-pousadas da cidade. Em 2010, nos feriados prolongados, entre eles, o de natal e revelion, carnaval, semana santa e vários outros, os balneários e a rede hoteleira operaram acima dos seus limites de capacidade de atendimento. A procura de turistas pelas Águas Quentes de Juscimeira é tão intensa que alguns estabelecimentos já se encontram com suas reservas esgotadas. “A grande maioria dos turistas é de fora da região e vem para descansar”, informou Camila Evelyn Batista Muniz – recepcionista de um dos balneários.     

Com a inauguração do lago da PCH São Lourenço, no Rio São Lourenço, o eco-turismo passa a ser uma grande atração.  Beneficiada pelas águas do lago, empresas  que já praticavam o turismo rural, passam agora também à pratica de esportes aquáticos, passeios de barco ou até mesmo a pesca, atraindo assim um número cada vez maior de turistas de outros municípios.

Graças a política de facilitação e orientação praticada pela atual administração municipal, os empresários do setor turístico vão gradativamente melhorando e ampliando os serviços oferecidos aos turistas que visitam o município juscimeirense.

                                                    TOURISTS DISCOVER JUSCIMEIRA
Currently, hotels and hostels in Juscimeira, represent the largest number of rooms and beds offered by the hotel chain in the St. Lawrence valley. Altogether, major hotels and inns, offering more than 200 beds with accommodation in classified environments between three and five-star accommodation and VIP treatment. 

Juscimeira is gradually projecting both in Brazil and has become nationally known for being the second largest resort hydrothermal Center - West - first, Caldas Novas, Goias With water naturally heated, which can reach up to 58 º C, and we also have medicinal effects against problems such as stress and rheumatism, the fountains of Juscimeira heal, rejuvenate and enjoy at the same time. 

An increasing number of tourists from Mato Grosso and other neighbors who see delight in the pools of warm water when you stay at one of the hotels, hostels in town. In 2010, on holidays, among them, and Revelion Christmas, Carnival, Holy Week and several others, resorts and hotel chain operated beyond its capacity limits of care. The demand by tourists from Aguas Calientes Juscimeira is so intense that some businesses are already exhausted their reserves. "Most tourists are from outside the region and comes to rest," said Evelyn Camila Batista Muniz - a receptionist in the locker room. 

With the opening of the Lake of SHP St. Lawrence in St. Lawrence River, eco-tourism becomes a major attraction. Benefited by the waters of the lake, companies already practicing rural tourism, are now also the practice of aquatic sports, boating or even fishing, thus attracting an increasing number of tourists from other cities. 

Thanks to the facilitation policy and guidance as practiced by the current municipal administration, entrepreneurs in the tourism sector will gradually improving and expanding services offered to tourists visiting the city juscimeirense.






DIAGNÓSTICOS: SETOR COMERCIAL



Atualmente – dezembro /2010, o município conta com 307 empresas registradas na Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (JUCEMAT) sendo que apenas 65 figuram no quadro de associados da ACIAJUS (Associação Comercial e Empresarial de Juscimeira.
As fontes de renda são baseadas no extrativismo, pecuária e turismo. Dos três, a maior é a pecuária, seguida do turismo.
O comércio local dispõem de duas agências financeiras; Banco do Brasil e  SICREDI  Vale do São Lourenço.

Veja também:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1


DIAGNÓSTICOS: SETOR AGRÍCOLA


Neste diagnostico forram feitos levantamentos em loco e dados colhidos do estudo da realidade do município, para que empresários do setor agrícola e de avicultura possam conhecer a nossa realidade. Neste diagnostico constatamos que o município tem um numero de proprietários de imóveis rurais como se segue na tabela abaixo:

QUADRO 01 - 
Proprietários Rurais no Município ate 150 ha.
Área (ha)    Proprietários      Área Total (ha)
          
Até 10               135                     1.215
        
11 a 20             116                      1.798
       
 21 a 30            290                      8.639
    
 31 a 40            179                      7.160
     
 41 a 50            278                   12.649
     
51 a 60            39                       2.340
         
61 a 70            26                       1.703
    
71 a 80            28                       2.114
   
81 a 90            34                       2.907

91 a 100          19                       1.814
       
101 a 110        14                       1.477
     
111 a 120        16                      1.920
      
121 a 130          8                      1.004
       
131 a 140          5                         677
    
141 a 150          4                         585
  
Total                                        48.002

Fonte: Empaer, PMJ. 

Quadro 02 :
Projetos de assentamentos administrados pelo INCRA-MT.
Denominação do Imóvel    Área (há)    Famílias Beneficiadas.
PA Beleza                              4.557                   153
PA Santo Expedito                  646                     38
PA 17 de Marco                    1.950                     78
PA Geraldo P. Andrade        3.400                  137
Total                                       10.553                  406
Fonte:   Empaer/MT, PMJ

Clima:
Predomina o clima Tropical, com temperatura media entre 22 e 28 graus variando a temperatura mínima de 12 e a máxima de 33 a 37 graus.

Topografia:
 Predomina a topografia plana com leves ondulações e com as seguintes características de relevo; Relevo montanhoso 15%, ondulado 45%, plano 37%, várzeas 3%.

Solo:
Predomínio do latossolo vermelho claro, com possibilidade de motomecanizacao em 60% das áreas plano-onduladas agricultáveis, sendo que as áreas localizadas as margens do rio são Lourenço, areia, Corguinho e outros de menor porte apresenta potencial para irrigação.
Resumindo; Pode – se dizer que o latossolo vermelho claro e um excelente tipo de solo para nossa região. Esse tipo de solo e indicado para plantio de arroz, milho, feijão, algodão, cana de açúcar e pastagens em geral, solo rico em compostos químicos e físicos.
  
Ocupação do solo:
- Área de Reflorestamento      –   997,52 ha.
- Área Agrícola                          -      46.357 ha.
- Área de Pastagem                 -      90.190 há.
- Área não Explorada               -       95.350 há.

Também podemos destacar a porcentagem de proprietários rurais:
 Quadro 03                 Regime de Ocupação da Terra
Discriminação                              Quantidade      Percentual
Proprietários                                                               60%
Arrendatários                                                              10%
Posseiros                                                                      0%
Parceleiros (assentados INCRA)      405                30%
Total                                                                           100%
Fonte: EMPAER, PMJ. 
  
Agricultura:
Quadro 04    
Principais culturas exploradas no município
Culturas       Área Cultivada (ha)       Produção (t)
Arroz                   1.800                             3.240
Milho                 11.140                           18.450
Soja                   35.000                         105.000
Sorgo                      209
Mandioca                400                             4.800
Cana de açúcar   4.479                         347.600
Feijão                   2.096
Algodão                   223

Regime Pluviométrico:
Período chuvoso compreendido entre os meses de outubro e abril, com precipitação mínima igual a 1200mm e a máxima igual a 1800mm.

Pecuária:
Quadro 05- 
Indicadores da Produção Pecuária do Município
Especificação             Unid.                   Ano ( 2008)
Bovino de Corte         Cab.                         56.000
Bovino de Leite          Cab.                       102.000
Suínos                        Cab.                           3.300
Aves                           Cab.                         12.000
Ovos                           Duz.                         72.000


Quadro 06                       Comunidade Rural
Nome da Comunidade   N. Produtores   Dist. Sede    Produtos Agropecuários Gerados

PITEIRA                                          50             10 km     Milho, mandioca, arroz,  gado, leite, suínos, cana, farinha e polvilho.

PLACA SANTO ANTONIO             70               8 km           Milho, gado, mandioca, feijão, leite, rapadura.
SANTA ELVIRA                             90              18 km         Milho, mandioca, gado, feijão, farrinha, cana e leite.

GROTA VERMELHA                      95              45 km         Milho, gado, leite e banana.

CAINANA                                      35                3 km        Milho, gado, leite, cana, mandioca e piscicultura.

IRENOPOLIS                                  90                9              kmMilho, citrus, leite, gado, cana e coco.

CORGUINHO                                 80              35 km         Milho, leite, gado e mandioca.

AGUAS QUENTES                        60
Fonte: Departamento de Agricultura/Juscimeira 

CARACTEISTICAS GEOGRÁFICAS

Localização de Juscimeira no mapa do Brasil

- Aniversário: 10 de dezembro

- Fundação: julho de 1.954

- Gentílico: Juscimeirense

-Código do município: 510520

- Área: 2.206 Kms

- População: 11. 434


- Densidade demográfica: 5,19 hab/ km2

- WGS84:   16° 3 3 S, 54° 53 2 W
                  -16.050833, -54.883889

- UTM:  21K 726393 8224285
Localização de Juscimeira no mapa de MT

- Zoom:  6        Escala:  ± 1:75000

- Região:  BR     Tipo: City

- Título: Juscimeira

- Fontes: Sistemas globais e locais  - Wikipédia - IBGE








Manoel de Jesus/ ASCOM-Jusc

PREFEITO

Prefeito Chiquinho e o Dep. fed. Welington 
Fagundes
VALDECIR LUIZ COLLE

Eleito o décimo melhor prefeito de Mato Grosso, Valdecir Luiz Colle, PR, - o Chiquinho do Posto, com 69% de Aprovação Popular dos Prefeitos de Mato Grosso, segundo o ranking IKGM  que entrevistou 9.893 pessoas  nos 50 maiores municípios, entre os dias 22 de fevereiro e 22 de março de 2010, assumiu Juscimeira em 1º de janeiro de 2.009 com o compromisso de tirar o município das grave situação político-administrativa em que se encontrava.

A situação de Juscimeira era bastante conhecida por todos: Nos últimos oito anos (2000 à 2008), a cidade apareceu com freqüência de forma negativa nos noticiários, regional, estadual e nacional. O que antes era um lugar forte, pujante e desenvolvido, transformou-se em uma cidade marcada pelos desmandos administrativos, perseguições e corrupção, enquanto a população sofria com a ausência de ações concretas em seu favor por parte do poder público.  Um ano e oito meses depois de assumir, Chiquinho do Posto conseguiu reverter este quadro e hoje os ares de desenvolvimento e harmonia voltaram a fazer parte cotidiana da vida juscimeirense.

Natural de São José do Cedro – SC, Valdecir Luiz Colle, ou Chiquinho do Posto, como é popularmente conhecido, é um empresário bem sucedido no ramo da comercialização e distribuição de produtos derivados de petróleo. Seus postos de revenda de combustível e outros produtos similares, empregam várias famílias na região sul mato-grossense. Chiquinho do Posto também é conhecido pela sua firmeza de caráter, pela sua conduta honesta e como homem de palavra, ingredientes que somados, levaram a população de Juscmeira a elegê-lo com uma expressiva votação em 03 de outubro de 2008.

No primeiro ano de mandato, a administração de Chiquinho do Posto priorizou a reestruturação do sistema administrativo.  Concomitante, o prefeito e sua equipe de secretariado, agora trabalham para promover a retomada do crescimento de Juscimeira de forma gradativa e segura, com iniciativas e ações que já começam a surtir efeitos positivos reconhecidos pela população.      


Manoel de Jesus/ASCOM

VICE - PREFEITO

Daniel Barbosa: Atual  vice-prefeito

DANIEL MATHEUS  BARBOSA

Daniel Matheus Barbosa, atual vice-prefeito, é filho de um dos pioneiros de Juscimeira e ele mesmo representa muito dignamente o que a família de fundadores, Matheus Barbosa, representa para a comunidade juscimeirense. Empresário rural, ex-prefeito e ex-vice prefeito, compõe a lista dos homens de passado limpo, com credibilidade e comprometido com o futuro do município.

Daniel Matheus Barbosa, sempre se notabilizou pelas relações de amizade e confiança depositadas junto à população juscimeirense e em sendo assim é lembrado como um dos melhores políticos que se alternaram no município ao longo dos anos.

Cristão convicto, evangélico por formação e opção de vida, Daniel Barbosa é a confirmação de que é  importante conhecer  o vice do seu candidato. Daniel defende que embora não haja uma atribuição específica para os vice prefeitos, eles desempenham uma função importante e estratégica para os governos. “Recentemente têm se dado muita atenção aos vices.” Afirma. Imbuído desde pensamento, Barbosa participa ativamente, junto com o prefeito Chiquinho do Posto, de todas as decisões importantes acerca do município.

Daniel Matheus Barbosa, é adepto da corrente ideológica de que a função especifica do vice prefeito, tem aplicação conseqüente na órbita municipal, pois além das atribuições estabelecidas na Lei Orgânica Municipal depreende-se sua posição como agente político “não está cingido à regime horário, nem à normas estatutárias, mas sim ao cumprimento das obrigações e responsabilidades que lhe forem atribuídas, nos limites traçados pela regulamentação municipal e pelos compromissos assumidos com a comunidade”, afirmou Daniel.

Manoel de Jesus/ASCOM

PRIMEIRA DAMA

Keli Paniago e a ex-primeira dama do estado, Terezinha Maggi

Primeira dama, Keli Silva Paniago, é nascida em Juscimeira; e por conhecer e ser conhecida pela grande maioria dos moradores da sede do município, desenvolve um trabalho voltado para a assistência social da pessoa como um todo, quer seja morador da zona rural, urbana, idoso ou criança, carente ou não. Antes de se dedicar à campanha vitoriosa do prefeito Chiquinho do Posto, seu esposo, Keli compartilhava com ele a gestão empresarial dos empreendimentos da família. Ocupando a função de secretária municipal de promoção social, aliada a função especifica de primeira-dama, Keli Paniago só pensa, agora, em desenvolver com responsabilidade e de forma profícua as suas funções municipais.

Acostumada a lidar com movimentos sociais, tem como característica pessoal o exercício da liderança onde se encontra. Foi assim durante toda sua vida acadêmica e na comunidade religiosa onde assiste. Como primeira-dama participa ativamente de todos os programas sociais do município sempre trabalhando na militância.

Segundo Keli; “chegar a Primeira Dama e aos trabalhos sociais ligados à função foi uma conseqüência de tudo que Chiquinho e eu fizemos junto com a comunidade antes dele ser eleito. Naturalmente que agora assumi os trabalhos e o que ficou mais específico foi o voltado para a mulher”, afirma, lembrando que sempre conseguiu conciliar muito bem suas muitas atividades públicas e privadas com a de esposa.

Com sua maneira especifica de ser e agir, Keli da Silva Paniago, mudou completamente o conceito da figura da Primeira Dama em Juscimeira. Deixou de ser a esposa cativa aos caprichos políticos do marido para ser gestora, para se tornar figura de apoio e de influência na busca de resultados maiores nos eventos voltados para a assistência e desenvolvimento social do município.

Centrada no trabalho e na vida, Keli Paniago  não abdica da sua vida profissiona e conjugal e tem, para isto, um raciocínio lógico: “Não sou. Estou Primeira Dama. Estou envolvida em todo o trabalho assistencial da Prefeitura de Juscimeira. Políticas de comunidade e de assistência social fazem parte da minha vida. Não fico, apenas, na responsabilidade de designar. Agora quero fazer parte positiva desta história”; afirma a primeira dama.

Segundo a maioria das pessoas que participam com ela de seus afazeres públicos e particulares;  “tá mais do que na cara que Keli Paniago administra muito bem a si mesma, com todo o seu leque de atividades, sem que nada a afaste do seu rumo: desenvolvimento como mulher, esposa, mãe e, principalmente, cidadã”.

Manoel de Jesus/ASCOM

GALERIA DOS PREFEITOS

 PREFEITOS ELEITOS DE JUSCIMEIRA (Por sucessão eleitoral):

01 - Ramon Araujo Itacaramby (07/02/1.981 – 14/03/1982)
Administrador municipal, nomeado pelo então governador de Mato Grosso, Dr. Frederico Campos.

02 - Daniel Matheus Barbosa (1982 – 1988)
Primeiro prefeito eleito do município

03 - Sebastião Rodrigues Bonfim (1989 – 1992)

04 -  Dr Francisco Pedro Bezerra da Cruz  (1993 a1996)

05 - Ramom Araujo Itacaramby (1997 – 2.000)

06 - José Resende da Silva (2001 -2004)

07 - Dener Araujo Chaves (2005 – 2008)

08 - Valdecir Luiz Colle  (2008  ....) Atual prefeito eleito, tomou posse dia 01/01/2008  para um mandato previsto até 31/12/2012.

QUATRO PREFEITOS ASSUMIRAM NUM ÚNICO MANDATO

No inicio do ano, o juiz Michel Lotfi Rocha da Silva, da Comarca de Juscimeira, determinou o afastamento do prefeito Dener Araújo Chaves (DEM) por atos de improbidade cumulado. Com o afastamento de Dener por determinação judicial, tomou posse, dia 29 de março de 2008, pela primeira vez, seu vice, o petista Edivaldo Araújo da Silva. Edivaldo comandou Juscimeira por um período de 30 dias.

Graças a uma liminar, Dener voltou ao exercício do cargo, no qual voltou novamente a ser afastado, desta vez pela Câmara Municipal, sob acusação de ter cometido atos de improbidade, tendo o seu vice, reassumido pela segunda vez. Desta feita, Edivaldo assumiu e a seguir pediu licença do exercício do cargo até janeiro de 2009, por motivo de saúde.  

Logo após a cassação de Dener e a licença do vice-prefeito, Edivaldo Araújo (PT), que se recusou a assumir o cargo alegando problemas de saúde, o então presidente da Câmara, vereador Arthur Queiroz Neto (DEM), assumiu o cargo de dentro da cadeia, já que estava preso desde o dia 5 de outubro, acusado de ter comprado votos. No entanto, Queiroz Neto teve o mandato cassado por infidelidade partidária e a cidade ficou sem prefeito. 

No dia 11 de novembro de 2008, a Câmara Municipal de Juscimeira realizou uma sessão extraordinária para escolher o novo presidente da Câmara, que por conseqüência assumiu também a prefeitura do município. O vereador Oséias Marinho (PP) é o quarto a assumir a prefeitura de Juscimeira neste mandato.


O progressista Oséias Marinho comandou a prefeitura pelo período de 50 dias. No dia 1º de janeiro de 2009, assumiu o prefeito eleito, Valdecir Luiz Colle (PR), conhecido como ‘Chiquinho do Posto’.

 Manoel de Jesus - ASCOM/Jusc