
Abatido pela perda do grande amigo e pastor, o prefeito lamentou o falecimento do padre João, aos 76 anos, ocorrido nesta terça-feira (24), por volta das 11h na Paróquia Bom Jesus, no município. O enterro será na manhã de quinta-feira (26). O velório será na igreja durante todo o dia e à noite.
QUEM FOI PADRE JOÃO
Johanes Bertold Hennig, conhecido como padre João, nasceu em Bodenrode, Alemanha, em 7 de julho de 1934. Estudou Teologia na Universidade de Würzburg, na localidade de Fulga, onde concluiu seus estudos em 1967. No mesmo ano foi designado para trabalhar no Brasil, na Diocese de Rondonópolis, em Mato Grosso, sendo o primeiro padre a atuar no município Juscimeira, onde passou a residir desde o mês de dezembro de 1967.
Atento as dificuldades dos seus paroquianos, padre João além de prestar os tradicionais serviços religiosos com muita dignidade em consonância com sua vocação religiosa, também se interessou pelos movimentos sociais e com a ajuda que conseguia dos seus pares na Alemanha, procurava minimizar os sofrimentos dos imigrantes que chegavam ao município recém-criado. Em 1978, idealizou e tornou-se um dos fundadores da Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira Ltda. (Comajul), o maior pilar econômico juscimeirense e um marco na história da economia regional de Mato Grosso.
Sempre atuante, em 1982 requereu junto ao Incra, uma área junto a BR 163, no município de Diamantino para o assentamento de 120 famílias de pequenos produtores rurais iniciando-se assim a Gleba Ranchão, hoje comunidade e Distrito de Ranchão.
Em 1988, funda a Central das Cooperativas de Crédito do Estado de Mato Grosso sendo o seu presidente por dois mandatos até 1996.
(25/08/10) Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário