JUSCIMEIRA - CAPITAL MATO-GROSSENSE DAS ÁGUAS QUENTES

This blog is dedicated to all the bloggers on the net who seekknowledge about the many wonders that have this blue planet.

- Welcome to the capital of Mato Grosso from the warm waters!
- Welcome to the city of waters of the St. Lawrence River!
- Welcome to the Portal of the Pantanal in Mato Grosso!


Este blog é dedicado à todos os que buscam na net conhecimentos a respeito das muitas maravilhas que tem neste planeta azul.
- Bem vindo à capital mato-grossense das águas quentes!
- Bem vindo à cidade das águas do Rio São Lourenço!
- Bem vindo ao Portal do Pantanal no MT.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CAMPANHA DE SAÚDE PREVENTIVA É UM DOS DESTAQES DA SEMANA DA MULHER EM JUSCIMEIRA

A secretaria de Saúde de Juscimeira realizou de 27 de setembro a 1º de outubro a Semana da Mulher. Durante a Semana foi dado ênfase à prevenção de câncer de colo de útero, uma das maiores ameaças à saúde feminina. O câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o mal é responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano no mundo. No Brasil, no ano de 2007, essa doença matou 4.691 mulheres.

Estima-se que, em 2010, sejam contabilizados mais de 18 mil casos da doença para cada 100 mil mulheres. "O sucesso no tratamento é de até 100% na maioria dos casos, porém, muitas mulheres, por não fazerem o exame de papanicolau, acabam se tornando portadoras de lesões cancerígenas graves, chegando a óbito em muitos casos”, alerta a enfermeira padrão do município, Mariângela Bastos.

Durante a campanha foram atendidas prioritariamente mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos. No PSF 1, antigo Centro de Saúde, médicos, enfermeiras técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde fizeram um atendimento às mulheres nos períodos matutino e vespertino. Além da coleta de material para o exame preventivo, também foram realizadas palestras com orientações sobre o exame do câncer do colo de útero, reforçando a necessidade da realização do mesmo. Neste período foram atendidas 80 mulheres residentes no município.

“O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e a equipe de saúde do PSF 1 visa melhorar a qualidade da saúde da mulher, através da prevenção, e também contribui para o alcance das metas estabelecidas para a saúde em Juscimeira durante a nossa administração”, frisou o prefeito Valdecir Luiz Colle.

A secretaria municipal de Saúde e a equipe de saúde do PSF 1 continuarão dando um atendimento específico às mulheres que procuraram a unidade de saúde durante a campanha. “O índice de qualidade do atendimento em saúde melhorou em nosso município graças ao trabalho sério, gradativo e responsável, que está sendo feito pela atual administração”, destacou a secretária de saúde, Rosangela Lopes Ribas.

(08/10/10)  Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário